top of page

Casual Day

O “Casual Day”, também conhecida como o dia da vestimenta casual, surgiu no final da década de 70, nos Estados Unidos, com o objetivo de diminuir o nível de estresse, de forma

a incentivar a descontração no ambiente de trabalho e otimizar a performance dos trabalhadores, dando a eles o direito de usarem, uma vez por semana, roupas mais confortáveis.


Mas... é preciso equilíbrio e alguns cuidados são essenciais para não gerar desconforto, mantendo sempre o bom senso na hora de escolher as peças.


Para ajudar você, preparamos essas dicas sobre o que não usar no casual day da empresa:


Visitando um novo cliente


Apesar da tendência estar ganhando espaço, nem todas as empresas liberaram o look casual durante as sexta-feiras ou se libertaram do código de vestimenta obrigatório. Para garantir o seu conforto e o do cliente, é importante respeitar essa opção e vestir-se de acordo com as determinações dele.


Caso seja um novo cliente ou o contrato ainda não tenha sido fechado, opte pelo visual mais formal nas primeiras reuniões, até conhecê-lo um pouco melhor e identificar se ele está aberto a informalidade ou não.

Decotes e transparências


Apesar de as transparências acrescentarem um toque de sensualidade a qualquer look, devem ser usadas com cuidado no ambiente de trabalho.


Uma forma de não errar ao escolher uma peça com esse estilo é através da sobreposição, combinando-a com uma regata com as alças mais largas e calça.


No caso de decotes, o cuidado é com relação à profundidade dele que deve ser até linha da axila.

Jeans


O item mais utilizado nestes dias pode ser utilizado, porém existem algumas ressalvas.

Opte principalmente pelas modelagens flare e retas em tons mais discretos, como índigo e preto, evitando também lavagens estonadas e os rasgos, que podem não ser bem aceitos em empresas com código de vestimenta mais rígido por agregarem.

Uniformes casuais


Para empresas mais formais, que estão começando a abrir mais seu código de vestimenta ou que desejam explorar a data sem perder a identidade, uma opção é oferecer aos colaboradores a opção de peças personalizadas com o logo da empresa com estilo mais casual, como camisetas e polos femininas e masculinas combinadas com jeans, saia ou bermuda nos dias mais quentes.


Fato é que, a forma como o funcionário deverá se vestir em seu ambiente de trabalho é determinado pelo empregador, devendo sempre o funcionário seguir tais orientações.


Fontes: Catho e Colbeck


Comments


bottom of page