top of page

Como contratar um advogado?

Atualizado: 27 de jan. de 2021


Contratar advogado é uma decisão super importante quando uma pessoa precisa entrar na Justiça para garantir seus direitos, quando precisa se defender em algum processo ou fazer uma consulta sobre alguma questão.


A contratação não é uma missão fácil. Mas pode ser simplificada quando a pessoa tem os meios certos, procurando um profissional que tenha conhecimento e com quem possa se relacionar bem pessoalmente.


Veja, a seguir, os 8 principais passos para se ter em mente na hora de contratar um advogado:


1. Verifique que tipo de advogado você precisa

Quando se procura um advogado é preciso que seja alguém especializado na área que você precisa.

Isto porque ao escolher um profissional que esteja familiarizado com o assunto, permitirá que ele represente melhor seus interesses.


2. Verifique as qualificações do advogado

Procure saber sobre as qualificações do advogado que você selecionou.

A Ordem dos Advogados do Brasil possui um Cadastro Nacional, onde pode ser consultado a qualquer momento pela internet.


3. Consiga referências e recomendações sobre o advogado

Procure sempre referências e recomendações sobre o advogado através de amigos ou familiares, procurando aqueles que precisam de serviços advocatícios e sabendo quem eles escolheram, que tipo de serviço foi solicitado, se ficaram satisfeitos com os resultados e se recomendariam o profissional.


4. Procure saber a prática do advogado

É possível procurar mais informações sobre a prática do profissional através da internet, verificando sua prática, em que faculdade estudou e sua atuação específica no assunto.

Converse pessoalmente com o profissional que você pretende contratar sobre o tempo de conclusão do trabalho. Normalmente, um advogado não pode precisar uma data exata, mas poderá informar quanto tempo outros casos similares levaram e em que época o caso poderá ter uma resolução.

Outro ponto que deve ser observado é a taxa de sucesso do advogado a ser contratado, qual é o seu histórico em casos como o que você está apresentando. Embora um profissional de Direito não possa garantir um resultado, sendo proibido eticamente de fazer isso, pelo menos poderá dar uma ideia de quais resultados podem sair de um processo.

Em caso de dúvida, peça referências de clientes anteriores, devendo ficar claro que o advogado deve ter permissão de qualquer cliente antes de passar informações. Se conhecer algum cliente do profissional, pergunte a ele diretamente.

Dependendo do caso que você apresente para o advogado, é necessário ainda saber sua disponibilidade para tratar sobre o caso, se você pode consultá-lo diretamente ou se terá um assistente.

As informações sobre a conduta do advogado podem ser conseguidas no site da OAB e, havendo qualquer registro de reprimendas, é necessário saber exatamente do que se trata.


5. Consulte o site ou blog do advogado

A maior parte dos advogados possui um site, um blog ou um perfil em redes sociais. Procure verificar informações sobre sua postura profissional e sua área de especialização.

O bom advogado sempre mantém sites ou blogs bem desenvolvidos, que oferecem muitas informações.


6. Escolha um advogado que lhe deixe confortável

O advogado deve deixar você confortável para falar sobre o problema apresentado. Se você não se sentir bem em sua presença, é sinal de que não houve a empatia necessária para que um contrato seja celebrado.

Se o profissional deixar confortável, à vontade para discutir o problema, pode ter certeza que de você está indo na direção certa. Para analisar isso, verifique como ele responde às suas perguntas. Se ele hesitar ou usar uma linguagem muito jurídica para confundir sua mente, procure outro profissional.

Se tiver mais de um advogado com as qualificações que estiver procurando, esta deve ser a métrica para a escolha: sentir-se confortável com ele.


7. Procure saber como o advogado cobra seus honorários

Os advogados cobram pelos seus serviços através de uma taxa fixa, uma taxa de contingência ou um valor por hora. Procure saber como o advogado escolhido faz a cobrança e converse com ele como poderá pagar pelos serviços.


8. Finalmente, leia o contrato antes de assinar

Ao escolher o advogado, ele fornecerá um contrato de honorários para assinatura, estabelecendo as cláusulas que irão definir esse relacionamento.

Leia com atenção antes de assinar, tomando os cuidados para que entenda bem o que está definido. Se tiver dúvida sobre algo, peça para ele esclarecer.


Comments


bottom of page