top of page

Como usar o Enem para estudar em Portugal

Em Portugal existem pelo menos 50 universidades que aceitam Enem, e o processo de ingresso é bem semelhante ao do Brasil.


Após a escolha da universidade, sua nota do Enem deve ser equiparada com o sistema de notas português.


A Universidade de Coimbra, por exemplo, disponibiliza uma calculadora automática que permite conferir na hora se sua nota é compatível com o curso que pretende realizar por lá. Considere que no Brasil o Enem vai de 0 a 1000 e em Portugal as notas vão de 0 a 200.


Não é possível dizer quanto é preciso tirar no Enem para estudar em Portugal, pois dependerá do curso que você quer fazer, mas a nota mínima nas principais universidades variam de 650 a 700.


Quanto ao custo, é preciso ter em mente que o valor das anuidades nas universidades não são diferentes para alunos que ingressem pelo Enem.


Portanto um planejamento financeiro é imprescindível.


🎯Se você já tem a cidadania portuguesa, não é possível se inscrever na faculdade em Portugal para ingresso pelo Enem, somente pelo Concurso Nacional de Acesso.


Para quem não tem cidadania europeia, existem três maneiras de entrar na universidade em Portugal sem o Enem:

1 - realizando o Ano Zero (disponibilizado pela Universidade Nova de Lisboa) - consiste em um período preparatório para ingresso na universidade.

2 - realizando as provas específicas da universidade (dependerá de qual você escolha pois nem todas realizam provas diretas). Muitas vezes basta fazer a candidatura, ter uma análise curricular e entrevista para concorrer.

3 - vivendo em Portugal legalmente por 2 anos ou ter Estatuto de Igualdade, antes de se inscrever e realizar o Concurso Nacional normalmente e concorrer com os alunos portugueses.


O mais importante é visitar o site da Universidade pretendida para conferir as condições de ingresso, pois não é um processo unificado. 😉


Curtiu?! Envie este informativo para aquele seu amigo que está para fazer o ENEM.


Quem sabe as notas dele não possam ser suficientes para fazer universidade em Portugal?! 🙂

Comments


bottom of page