A oportunidade para enriquecer o currículo e atualizar conhecimentos em determinada área através dos cursos técnicos em Portugal pode ser também o cartão de entrada para a sonhada temporada no exterior.
Normalmente com duração de 2 anos - equivalente ao curso de tecnólogo no Brasil - o curso técnico superior está mais focado na prática profissional, possibilitando ao pretenso estudante de curso com duração superior a um ano, uma autorização de residência temporária em Portugal, devendo ingressar no país com o visto de estudante que é emitido ainda no Brasil por uma autoridade consular portuguesa. E uma vez em Portugal, regularizar sua Autorização de Residência junto ao SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Durante o período em que estiver em Portugal, o estudante também terá autorização para trabalhar enquanto estiver estudando.
Os valores anuais para cursos técnicos variam entre 500 e 2.000 euros, aproximadamente, e os cursos tem abrangência em diversas áreas (ex: hotelaria, moda, turismo, marketing, gestão de vendas, etc). Também existem cursos técnicos semelhantes a uma escola técnica brasileira destinados a jovens de até 19 anos, voltado à inserção do jovem no mercado de trabalho.
O acesso aos cursos é de responsabilidade da instituição pretendida, pelo que vale a pena checar quais são os prazos e exigências da instituição onde pretende estudar, sendo certo que os cursos técnico de nível superior têm concurso é anual e, geralmente, as aulas começam em setembro.
#EstudaremPortugal #VistodeEstudos #VistodeEstudante #AutorizaçãodeResidência #CursoTécnico #DireitoMigratório #BAzadv
Comments