top of page

Diferença entre visto e autorização de residência

Atualizado: 27 de jan. de 2021

É muito comum algumas pessoas confundirem visto com autorização de residência, e concluírem que são a mesma coisa. Não são! São dois documentos diferentes e concedidos em situações diversas.

O visto é um documento que permite uma pessoa estrangeira a entrar no país.


Em Portugal, ele é o documento necessário para que as pessoas estrangeiras possam entrar e morar no país.


Com exceção de pessoas que possuem dupla cidadania europeia, a maioria de cidadãos não portugueses precisam de visto para entrar em Portugal.


Há diversos tipos de vistos para portugal, e para fazer a solicitação de visto é necessário comparecer ao consulado português da sua cidade, dando entrada no visto ainda no Brasil.


A autorização de residência é uma modalidade de visto de longa duração em Portugal, onde a pessoa é autorizada a fixar residência em Portugal por um ano, podendo renovar sua autorização por períodos sucessivos de dois anos.


Não é demais esclarecer que após 5 anos residindo de forma legal em Portugal, poderá ser solicitada a autorização de residência permanente, que terá validade de 5 anos, e após o 6º ano residindo legalmente em Portugal, poderá solicitar a Nacionalidade Portuguesa por tempo de residência.


Só é possível obter a autorização de residência caso já tenha um visto dando a permissão da sua entrada em Portugal, sendo o visto um pré-requisito do pedido de autorização de residência. #TipodeVistos #VistosparaPortugal #AutorizaçãodeResidência #AutorizaçãodeResidênciaPermanente #NacionalidadePortuguesaportempodeResidência #AutorizaçãodeResidênciaemPortugal #MoraremPortugal #BAzadv

© 2014 por Barroso e Azevedo Advogados Associados
CNPJ 45.772.279/0001-60 OAB/RJ 111.628 e 144.177

SIGA-NOS:

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page