Já mencionamos por aqui que os três maiores erros cometidos por quem tem interesse em obter a cidadania portuguesa são:
1 - Solicitar certidões desnecessárias
2 - Deixar de corrigir erros em certidões ou retificar de forma incorreta
3 - Não transcrever o casamento do ascendente português antes de iniciar o processo
E a melhor das estratégias para quem quer se tornar cidadão português está também relacionado a estes erros.
A primeira de toda estratégia para processo de cidadania portuguesa é a organização financeira, pois certamente no processo de cidadania portuguesa é preciso despender de valores com certidões, apostilamentos, emolumentos cartorários e diligências para cumprir todos os atos.
A questão documental é outra estratégia que deve ser muito bem pensada por quem deseja a nacionalidade portuguesa pois os documentos a serem apresentados em Portugal devem estar em conformidade para cada ato para não cair em exigência. Pedir todas as certidões logo no início pode acarretar no vencimento desta no momento em que tiver que ser apresentada, acarretando na necessidade de nova solicitação de certidão - ou seja - o custo com certidão aumenta no orçamento.
E por fim, e talvez a estratégia mais importante, é estar assistido por profissional especialista no assunto, que conheça o processo, e que com o olhar clínico e cirúrgico poderá antecipar possíveis problemas ao longo desta jornada.
Sempre orientamos, até mesmo às pessoas que nos contratam tão somente para realizar busca de certidões em Portugal, que é importante ter assessoria especializada em processo de cidadania portuguesa para evitar cair em golpes.
Comments