top of page

Plataforma de Videoconferência para realização de audiências virtuais

O estado de calamidade pública instituído pela Lei 8.794/20 em virtude da Pandemia e as recomendações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, fez com todos os Tribunais fechassem suas portas a fim de evitar contágio do vírus.


Com isto a advocacia, assim como muitas outras profissões, precisou que achar novas formas de permanecer o exercício de suas funções, neste caso em particular, a continuidade das audiências e sessões.


No final de abril/2020 o CNJ divulgou orientações para realização de sessões virtuais, através da instalação de aplicativo em celulares e/ou computadores, visando acessar a plataforma por onde serão realizadas diversas sessões.


Como baixar o aplicativo?


O aplicativo que será utilizado é o CISCO WEBEX MEETINGS, que pode ser localizado na loja de aplicativos dos celulares.


Nos telefones com plataforma Android acesse aqui.


Para baixar o aplicativo para computadores, clique na imagem ao lado.


Depois que baixar o aplicativo, o que preciso fazer?


Por se tratar de procedimento integralmente novo, repasso informações que podem ser úteis para advogados e partes que precisarão acessar à plataforma para realização de videoconferência.


Após baixar o aplicativo, criar uma conta gratuita, inserindo um endereço de e-mail da pessoa que irá participar da reunião no aplicativo.


O que mais preciso saber ?


I – ANTES DA TRANSMISSÃO


1. Infraestrutura para participação

• utilizar computador (desktop), com câmara e microfone ou celular.

• Ao optar pelo celular, utilizá-lo na horizontal (deitado), apoiado em uma base fixa para evitar a movimentação.


2. Som e imagem

• feche portas e janelas para evitar ruídos e não atrapalhar a reunião

• desligue os aparelhos que emitam sons

• dê preferência aos fones de ouvido que possuam microfone

• para evitar situações indesejáveis e até mesmo constrangedoras, desabilite o microfone quando não estiver falando

• caso precise se ausentar durante a transmissão, desligue também a câmera.


3.Local físico para participação

Escolher local que possua um fundo neutro, ou seja, sem muitos objetos e silencioso.


4. Iluminação do ambiente

• o ambiente deverá ser claro, seja por luz natural ou artificial


5. Enquadramento

• De preferência a câmera deve capturar o rosto, os ombros e a parte superior do peito

• Os olhos devem estar posicionados na altura da câmara

• ao falar, verificar onde a câmara se encontra no computador ou no celular para olhar diretamente para ela e não para a tela de exibição


6. Participantes

• além das partes, advogados, testemunhas, juiz, representante do MP, peritos etc., podem participar da audiência qualquer pessoa, diante do seu caráter público

• excetua-se da regra anterior os casos de processo sob segredo de justiça assim declarado ou reconhecido pelo juiz da causa

• todos os participantes devem ser previamente cadastrados na plataforma da agenda do WEBEX MEETINGS por meio do fornecimento de e-mail perante o cartório onde o processo tem seu curso


7. Agendamento da audiência por videoconferência

• para que os participantes sejam convidados previamente é necessário agendar a realização da audiência por videoconferência na plataforma WEBEX MEETINGS

• ao fazer o agendamento da audiência o sistema gerará um e-mail que será utilizado pelos participantes para ingressar na reunião no dia e horas marcados

• o convite será enviado através de e-mail previamente fornecido pelo participante


II DURANTE A TRANSMISSÃO


1. Ingresso na audiência por videoconferência

Para ingressar na audiência de videoconferência o interessado deverá acessar o seu e-mail e clicar no “iniciar reunião”.


2. Gravação

Ao iniciar a audiência por videoconferência o juiz poderá determinar a sua gravação.


3.Ata

• durante a transmissão será apresentada a ata da audiência em tempo real para que todos possam acompanhar a sua confecção pelo secretário de audiência.

• somente após finalizada a reunião e concluída a ata, o instrumento respectivo ficará disponível no PJe, após a assinatura do juiz.


4. Som

Ao iniciar a transmissão, o juiz deve solicitar que todos os participantes da transmissão desabilitem seus microfones, salvo os advogados das partes e os membros do MP.


5. Mensagens

Caso haja algum problema com o áudio durante a audiência por videoconferência, é possível enviar mensagem no bate-papo (chat).


III – APÓS A TRANSMISSÃO


Após a transmissão o arquivo da audiência por videoconferência é salvo no Pje Mídias e poderá ser solicitado posteriormente por qualquer interessado, salvo no caso de segredo de justiça.


Considerações Finais


Desta forma, após baixar e se cadastrar no aplicativo, informar ao juízo o e-mail das pessoas que participarão da reunião (audiência, sustentação, etc), o cartório irá certificar no referido processo as informações de como ingressar na sala de reunião, com data e hora, enviando por e-mail várias formas de ingressar na sala de reunião referente ao ato.


Por fim, e não menos importante, saibam que poderão acessar a respectiva sala de reunião das diversas maneiras, sendo as 3 mais usuais:

1. Através de um link que abrirá automaticamente a sala

2. Através do nº da sala de reunião com a respectiva senha e chave do organizador


Comments


bottom of page