Muito se tem ouvido nos últimos dias a respeito do vazamento de informações e dados pessoais de milhões de pessoas, incluindo brasileiros.
Com isto, se receberem e-mail alegando que seus dados foram expostos, recomendamos que não respondam a e-mails que façam esta declaração ou utilizem sites suspeitos para realizar essa verificação.
Isto porque esses mecanismos geralmente requerem que o cidadão compartilhe alguns de seus dados pessoais para realizar a suposta verificação e isso pode aumentar (e até mesmo confirmar) a exposição de seus dados.
No mundo atual em que vivemos conectados, não é demais reforçar a importância de trocar as senhas e demais informações de acesso aos serviços e às plataformas que foram afetadas por vazamento de dados.
Após identificar o megavazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros, a PSafe anunciou que detectou outro vazamento considerável (10/02/2021), não sendo possível confirmar as afirmações do hacker, que alega ter extraído do banco de dados da Vivo e da Claro, sendo cerca de 57 milhões de informações de contas telefônicas da Vivo e 46 milhões de linha da Claro.
Nossa orientação é de que, se utilize autenticação de dois fatores (2FA) sempre que disponível, além de seguir monitorando a atividade nas contas e nos serviços potencialmente relacionados aos dados vazados.
Se verificar que seus dados foram utilizados de maneira fraudulenta – por exemplo, para abrir uma conta ou para adquirir algum bem –, o cidadão deve buscar informações junto aos provedores do serviço, além de reportar a ocorrência à autoridade policial, para viabilizar a apuração e se resguardar.
Fontes: Conjur e ANPD
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