A solicitação desta modalidade de visto criada pelo Estado Português pode ser realizada por meio do site da empresa que detém o serviço de concessão de vistos no Brasil, a VFS Global.
A abertura de pedidos do visto para procura de trabalho e de nômade digital iniciaram em 06/11/22 e tem o objetivo de atrair para Portugal mão de obra estrangeira visando suprir a deficiência de trabalhadores local.
Quem pretende obter do visto de procura de trabalho, é necessário estar inscrito no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), através da “Declaração Visto de Procura de Trabalho”, preenchendo o formulário com dados pessoais, informações sobre o nível de escolaridade, idiomas conhecidos, áreas de experiência profissional e áreas de interesse. A declaração de inscrição é emitida no prazo de dois dias.
Também é obrigatório a comprovação de ter meios de sobreviver por lá, o que na cotação atual (2023), gira em torno de R$ 12 mil reais (valor mínimo requisitado pelo governo português para que os candidatos possam entrar em território português é de três meses. Este valor é calculado com base no salário mínimo no país, que é de 760 euros em 2023. Saiba quanto está custando os 2280 euros hoje aqui.
Para quem não possui o valor para comprovação, uma alternativa é apresentar um cidadão português ou estrangeiro com Autorização de Residência (AR), que se comprometa com os custos de moradia e alimentação durante o período de validade do visto. O responsável também terá de arcar com os custos de multa e saída do país, caso o hóspede fique em situação irregular em Portugal.
Busque sempre assessoria especializada em direito migratório.
A advocacia de imigração é uma advocacia especializada na solução de possíveis problemas no processo de imigração e análise de seu caso concreto. Consulte sempre um advogado especialista!😉
👉Aproveita envie este informativo para uma pessoa que vai se beneficiar desta dica de ouro!
Comments