top of page

Vistos de estudos para Portugal

Se você tem interesse em se tornar um estudante em Portugal, saiba que existem alguns tipos de visto que possibilitam a permanência no país.


Se o objetivo é estudar em Portugal por um período superior a um ano, o estudante irá pedir um Visto de longa duração. Neste caso, são duas as possibilidades:


D4 – Visto de Estudo, Estágio e Voluntariado - destinado à quem pretende realizar formação educacional (graduação, mestrado, doutorado), estágio ou trabalho voluntário por período superior a um ano.

  • D5 – Visto de Estudo/Mobilidade ( para quem já está na Europa)- destinado à quem não é nacional de um país da União Europeia, mas que já esteja na Europa estudando, facilitando a mobilidade de forma que o interessado possa também realizar formação em Portugal.

Se o curso que se pretende fazer tem duração inferior ou igual a um ano, deverá pedir o visto de estada temporária ou visto temporário. Neste caso, o visto que podem ser solicitado são, tradicionalmente o E9, ou:

  • E4 – Visto de Atividade de Investigação ou Altamente Qualificada

  • E6 – Visto para Cumprimento de Compromissos Internacionais e Estudo


Não é demais acrescentar que os beneficiários de bolsa de estudos atribuídas pelo Estado Português têm isenção de pagamento de algumas taxas referentes aos custos administrativos relativos ao tratamento do pedido de visto.


Podem também ser isentos de algumas taxas dos vistos concedidos para a realização de atividades de investigação, para beneficiários de bolsa de estudos, assim como para investigadores que possuam contrato de investigação assinado com um centro de investigação.


Portanto, para quem quer morar em Portugal por um tempo, o tipo de visto a ser solicitado dependerá do tipo e tempo do curso a ser feito, ou ainda do objetivo relacionado aos estudos.


Comentarios


bottom of page